Métodos Inovadores de Radiologia de Intervenção

 

Consulte o Flyer AQUI

_______________________

BARBOTAGE

CALCIFICAÇÕES NOS TENDÕES

SABIA QUE…

A Barbotage é um procedimento de radiologia de intervenção, efectuado no serviço de radiologia. Permite a “lavagem” das calcificações dos tendões que trazem queixas dolorosas e estragam o tendão. A Barbotage consiste num único procedimento seguro, guiado por ecografia com a duração de cerca de 10 a 15 minutos, com a ajuda de anestesia e de uma agulha realizado em contexto de ambulatório. A redução do volume das calcificações, permite uma diminuição do dano ao tendão, causado pela calcificação e evita em grande parte dos casos uma cirurgia ou longos tratamentos de fisioterapia. Através da Barbotage existe probabilidade de 60%-70% de melhoria completa ou significati - va dos sintomas e retorno à actividade.

______________________________

OMBRO DOLOROSO

HIDRODISTENSÃO DA

CÁPSULA ARTICULAR

SABIA QUE…

A hidrodistensão da cápsula articular envolve a distensão da cápsula através da injeção de uma mistura de anestésico, soro e corticosteroide. Utiliza-se em casos inflamatórios de dor no ombro, particularmente com componente de capsulite adesiva, que muitas vezes cursa com redução da amplitude de movimentação do ombro. Esta técnica permite a libertação da cápsula das aderências criadas. É um procedimento simples, demorando cerca de 10 minutos, seguro, realizado no serviço de radiologia, em ambulatório (sem internamento), guiado por ecografia, permitindo a visualização do procedimento em tempo real, com confirmação do correto posicionamento da agulha, o que leva a maiores taxas de sucesso, e à diminuição do risco de lesão das estruturas vizinhas. Apresenta uma taxa de sucesso superior a 70% na reaquisição da amplitude de movimento com uma taxa superior a 90% na melhoria da dor.

______________________________

COTOVELO DOLOROSO

EPICONDILITES

DRY NEEDLING

SABIA QUE…

O Dry Needling é um procedimento minimamente invasivo, guiado por ecografia, que permite a visualização directa dos tecidos alvo, melhorando a eficácia e prevenindo lesões de outras estruturas.

EM QUE CONSISTE?

Este procedimento estimula uma resposta curativa via inflamação, permitindo uma significativa redução de dor. A resposta poderá ser potenciada, se este procedimento for combinado com um protocolo adequado de fisioterapia, sendo assim, ajudará a remodelação do tendão. Esta técnica permite também a possibilidade de injetar substâncias esclerosantes sangue autólogo e fatores de crescimento, particularmente em pequenas roturas intersticiais, o que aumenta a taxa de sucesso. Vários estudos descrevem uma taxa de sucesso semelhante da taxa de cirurgia, com menos riscos, menos invasiva e utilizando apenas anestesia local.

______________________________

PÉ DOLOROSO

NEVROMAS DE MORTON

SABIA QUE…

Os Nevromas de Morton são nódulos de fibrose peri neural (tecido cicatricial a rodear os nervos), muito dolorosos, situados no antepé. São diagnosticados por imagem através de ecografia ou mesmo ressonância magnética, em pacientes com clinica sugestiva. São responsáveis por perda de qualidade de vida, limitando o dia a dia, mesmo uma simples caminhada.

O QUE SE PODE FAZER?

Um dos primeiros procedimentos a realizar é a infiltração de Nevromas de Morton. Este procedimento é guiado por ecografia, para permitir a confirmação do local correto a infiltrar, o que se reproduz no resultado clínico. Permite avaliar em tempo real a existência de outras patologias, com possibilidade de tratamento no mesmo tempo. Evita também, a infiltração acidental de estruturas vizinhas e a lesão de estruturas ligamentares/tendinosas. Pelo sucesso clinico, atingido por este procedimento minimamente invasivo realizado em ambulatório, evitam-se custos inerentes ao ato cirúrgico e aumenta-se significativamente a qualidade de vida do paciente.

______________________________

ESPORÃO DO CALCÂNEO

FASCEÍTE PLANTAR

SABIA QUE…

A fasceíte plantar é uma patologia muito dolorosa e de difícil tratamento, especialmente em adultos. O Dry Needling é um procedimento a considerar nesta patologia, nomeadamente em casos renitentes ao tratamento conservador

BENEFÍCIOS DO PROCEDIMENTO

Este procedimento é realizado em ambulatório, guiado por ecografia, seguro, rápido, minimamente invasivo.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS COMUNS A TODOS OS PROCEDIMENTOS:

• Evitam cirurgias

• Seguros e indolores

• Diminuem rapidamente a dor

• Proporcionam mais qualidade de vida 

_____________________

Consulte o Flyer AQUI