TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA (TAC)

O que é uma TAC?

A Tomografia Computorizada, também chamada TAC ou TC, é uma tecnologia que permite obter imagens do interior do corpo com precisão e nitidez.

Vantagens e benefícios

É um exame indolor, que não exige esforço físico e que se realiza rapidamente.

Através de um exame de TAC, podem descobrir-se as causas de sintomas, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz e eliminando, muitas vezes, a necessidade de outros métodos de diagnóstico mais agressivos e dolorosos.

Como se realiza o exame?

O exame é realizado com a pessoa deitada numa mesa que desliza no equipamento que produz as imagens. Durante a realização do exame, os profissionais de saúde estão em contacto com o paciente e podem vê-lo através de uma janela.

O exame tem a duração de cerca de 10 minutos. O produto de contraste, por vezes administrado para a realização do exame, ajuda a realçar a visibilidade de alguns tecidos ou vasos sanguíneos, obtendo assim um melhor diagnóstico.

Que cuidados deve ter?

As pessoas que necessitam de tratamento médico devido a asma ou alergias, os doentes diabéticos e renais e ainda as mulheres que estão ou suspeitam estar grávidas devem sempre informar os profissionais de saúde.

Como preparar-se para o exame

No momento da marcação é-lhe indicado o tipo de preparação. Se for necessário, receberá um telefonema na véspera para que possa receber um melhor acompanhamento. Em alguns casos, é necessário fazer jejum durante, pelo menos, 4 horas antes da realização do exame. Noutros casos, no entanto, não é necessária qualquer preparação especial.

Depois do exame, pode fazer a sua vida normal. As mães que amamentam podem continuar a fazê-lo sem nenhum tipo de precaução especial.

No dia do exame traga consigo:

• Requisição do exame passada pelo seu médico;
• Exames de diagnóstico anteriores;
• Análises ao sangue mais recentes;
• Cartão do sistema de saúde (SNS, seguro ou subsistema de saúde).

Na Dr. Campos Costa, os profissionais estão disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas e garantir que o exame decorre da forma mais confortável possível.

Seja pontual. Se por qualquer razão não puder comparecer no dia e hora marcados, informe-nos através do telefone 223 400 900.