ECOGRAFIA

O que é uma ecografia?

A Ecografia, também chamada de Ecotomografia ou Ultrassonografia, é um método de imagem que utiliza ultrassons (ondas sonoras de alta frequência), produzindo imagens do interior do corpo. Aplica-se no estudo de órgãos e tecidos, nomeadamente tecidos moles do pescoço, tiroide, mama, coração, artérias e veias, órgãos sólido do abdómen, órgãos pélvicos e articulações.

Vantagens e benefícios

A Ecografia é uma técnica de imagem sem risco, confortável e muito segura. Graças à Ecografia, os futuros pais veem pela primeira vez o seu bebé ainda durante a gravidez e podem acompanhar o seu crescimento, movimentos e estado de saúde. Sendo um exame em tempo real, permite acompanhar técnicas de intervenção, como biópsias e citologias. A Ecografia com Doppler, denominada Ecodoppler, permite visualizar por exemplo, o estreitamento das artérias.

Que limitações tem este exame?

A Ecografia permite estudar e avaliar uma grande parte dos órgãos do corpo exceto aqueles que se situam por trás dos ossos ou de estruturas com ar, como o intestino ou o pulmão, já que os ultrassons não os atravessam

Como é feito o exame?

Na maior parte dos exames, a Ecografia é feita com a pessoa deitada, em alguns casos sentada. O médico espalha um gel sobre a pele na região a estudar e, através de uma sonda, obtém imagens em tempo real, algumas das quais são anexadas ao relatório do exame.
Na Ecografia de diagnóstico não são usadas agulhas, nem é injetado qualquer produto.

Como preparar-se para o exame

Para a Ecografia Abdominal é necessário jejum de pelo menos 6 horas. Ainda assim, pode tomar os seus medicamentos habituais.
Nos casos da Ecografia da Bexiga. Pélvica e Prostática, é necessário beber água, uma a duas horas antes do exame, para encher a bexiga.
Para a Ecografia Transretal é necessária limpeza do reto, através de laxante.

Nos restantes exames de Ecografia não é necessária qualquer preparação.

No dia do exame traga consigo:

• Requisição do exame passada pelo seu médico;
• Exames diagnóstico anteriores;
• Análises ao sangue mais recentes;
• Cartão do sistema de saúde (SNS, seguro ou subsistema de saúde).

Na Dr. Campos Costa, os profissionais estão disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas e garantir que o exame decorre da forma mais confortável possível.

Seja pontual. Se por qualquer razão não puder comparecer no dia e hora marcados, informe-nos através do telefone 223 400 900.